Kawasaki KLR Forum banner

Terror na velocidade da autoestrada!!

36K views 63 replies 19 participants last post by  Southernyearround  
#1 · (Edited)
Olá a todos, tenho a minha 2009 há um mês e estou confortável nas ruas da cidade, mas estou aterrorizado com as velocidades na autoestrada. Não tanto com outros veículos, mas a 65 e acima (empurrei-a para 80 algumas vezes) ela começa a parecer instável devido a uma vibração, uma espécie de flutuação na faixa. Não sei como descrever. Instalei um EagleMike Forkbrace e abaixei o meu guarda-lamas dianteiro (acerbis sport), não notei muita mudança. Agora a minha pergunta é: mais alguém tem a mesma sensação em velocidades de autoestrada? Isso não será tão irritante à medida que o meu nível de experiência aumenta? Devo olhar para outra coisa? Obrigado por qualquer informação. Muitos de vocês dedicam tempo para contribuir aqui, é um recurso incrível e já me ajudou várias vezes.

#2 · (Edited)
Qual pneu está na frente e quais são as suas pressões de enchimento na frente e atrás?

editar: Tente usar 36 na frente e 34 atrás e veja como funciona. Ainda gostaria de saber qual é o pneu.

#18 ·
Que pneu está na frente e quais são as suas pressões de enchimento na frente e atrás?

edit: Tente rodar com 36 na frente e 34 atrás e veja como funciona. Ainda gostaria de saber qual é o pneu.
Quando comprei minha moto KLR2016, tive dúvidas sobre as pressões de ar nos pneus. Depois de ler neste fórum e investigar, cheguei à conclusão de que as pressões que Tom recomenda são as melhores para andar nas rodovias. 36 na frente e 34 atrás. Não tive nenhum problema com vibrações ou falta de estabilidade. A moto tem um para-brisa alto e, além disso, é como se tivesse saído da fábrica.
Eu viajei para 70, 80 e até outra coisa e a moto se comportou muito bem. Aquele que começou a tremer nessas velocidades fui eu. LOL

#6 ·
Sim, tente aumentar a pressão dos pneus para 30 - 35. A propósito, o pneu dianteiro deve ter mais pressão do que o traseiro, a menos que você esteja transportando um passageiro ou bagagem pesada na parte de trás.....sim, eu sei o que o manual diz :)

Dito isso, eu rodo com 22 psi nas minhas motos e não as acho instáveis - mas evito andar em rodovias em alta velocidade e minhas motos têm suspensão aftermarket. IME se você estiver experimentando instabilidade real, é principalmente um problema de configuração da suspensão, carregamento ou aerodinâmica, embora muitos usem os curativos usuais com graus variados de sucesso (suportes de garfo, pára-lamas rebaixados, remoção da proteção de mão, etc.)

Eu também verificaria o ajuste do rolamento da caixa de direção e me certificaria de que seu afundamento está devidamente ajustado. Às vezes, pneus ruins/aros tortos também são o problema.

Dave

#8 ·
Sim, tente aumentar a pressão dos pneus para 30 - 35. Aliás, o pneu dianteiro deve ter mais pressão do que o traseiro, a menos que você esteja transportando um passageiro ou bagagem pesada na parte de trás.....sim, eu sei o que o manual diz :)

Dito isso, eu uso 22 psi nas minhas motos e não as acho instáveis - mas evito andar em rodovias em alta velocidade e minhas motos têm suspensão aftermarket. IME se você estiver experimentando instabilidade real, é principalmente um problema de configuração da suspensão, carregamento ou aerodinâmica, embora muitos usem os curativos usuais com graus variados de sucesso (suportes de garfo, pára-lamas rebaixados, remoção da proteção de mão, etc.)

Eu também verificaria o ajuste do rolamento da caixa de direção e me certificaria de que seu afundamento está devidamente ajustado. Às vezes, pneus ruins/aros tortos também são o problema.

Dave
Curativos lol. Remover as proteções de mão enormes é grátis. A atualização da suspensão custa $, escolha fácil para este filho da puta barato

#7 ·
Também sou novo no KLR e parecia suspeito acima de 65 até eu conseguir o para-brisa Madstad. Estive na moto por mais de cinco horas ontem e olhei para baixo e estava a 80 e nem percebi. Agora eu diria que a velocidade de cruzeiro perfeita para esta moto é 75 com muito pouca vibração e também posso andar com uma mão. Ainda tenho os pneus originais na minha 2014.

#11 ·
Obrigado, cara. Terei que me familiarizar com a verificação/ajuste do sag. Tenho um Clymers, algum link para seguir a partir daqui?
O para-brisa é a razão pela qual ele parece instável. Desculpe, ando de moto há muito tempo. É um navio alto de uma moto e somos velas desfraldadas. Você não tem proteção contra o vento com a carenagem original e ele está te atingindo diretamente no peito. É por isso que parece instável.

#14 · (Edited)
2017 com um para-brisa Zero Gravity Sport Touring, protetores de mão D-Flex. Pressões dos pneus 34f e 33r. Shinko 705 traseiro (novo), OEM dianteiro (porque ainda está em boa forma).
Fiz um passeio esportivo de 70 milhas ontem à noite porque 1) podíamos e 2) podemos conseguir um pedaço de frango, purê/molho, salada de repolho e biscoito por $3,99... Estou divagando

Um monte de retas entre as curvas... atingi 65-75 muitas vezes, 80 algumas vezes. KLR andou/manobrou muito bem. Sem momentos desconfortáveis. A mesma experiência no meu 2006 na época.

meus $.02

#16 ·
2017 com um para-brisa Zero Gravity Sport Touring, protetores de mão D-Flex. Pressões dos pneus 34f e 33r. Shinko 705 traseiro (novo), OEM dianteiro.
Fiz um passeio esportivo de 70 milhas ontem à noite porque 1) podíamos e 2) podemos pegar um pedaço de frango, purê/molho, salada de repolho e biscoito por $3,99... Estou divagando

Muitas retas entre as curvas... atingi 65-75 muitas vezes, 80 algumas vezes. KLR andou/manuseou muito bem. Sem momentos desconfortáveis. A mesma experiência na minha 2006 na época.

meus $.02
Agradeço a partilha da sua experiência aqui, é reconfortante saber que existem passos que posso tomar para remediar isto. Não posso dizer que não estou aterrorizado, mas o tempo na moto ajudará nisso.

#21 ·
beamwalker, você acha que isso tende a ser um problema com a própria bicicleta ou com o seu nível de conforto ao pilotá-la?

Alan
Embora haja alguma merda física acontecendo (alguma oscilação), eu diria que meu nível de conforto porque, seguindo os conselhos oferecidos aqui, ou seja, abaixando-se, pressões de ar, para-brisa, isso mudou. Não a ponto de eu estar confortável na rodovia ainda, mas estou confiando mais na moto. Estou animado com meus pneus novos, espero que eles estejam na moto no sábado

#20 ·
Até colocar um para-brisa, você está perdendo seu tempo com tudo o que foi dito. Até tirar o ar do seu peito, você vai se sentir instável acima de 65. ponto. A razão pela qual as motos esportivas te fazem deitar é para evitar o ar em alta velocidade. Aquelas Harleys gritando ao seu lado tomando café a 80 mph têm para-brisas e carenagens gigantes que criam estabilidade.

Quando peguei esta moto pela primeira vez, senti que ela era instável acima de 60. Agora ela é SÓLIDA COMO UMA ROCHA a 80 mph. Só por causa de um para-brisa. Eu tenho protetores de mão gigantes. Eles não afetam o passeio da moto.

#22 · (Edited)
Até colocar um para-brisa, você está perdendo seu tempo com tudo o que foi dito. Até tirar o ar do seu peito, você vai se sentir instável acima de 65. ponto. A razão pela qual as motos esportivas fazem você se deitar é para evitar o ar em alta velocidade. Aquelas Harleys passando por você tomando café a 80 mph têm para-brisas e carenagens gigantes que criam estabilidade.

Quando peguei esta moto pela primeira vez, senti que ela estava instável acima de 60. Agora ela é SÓLIDA COMO UMA ROCHA a 80 mph. apenas por causa de um para-brisa. Eu tenho protetores de mão gigantes. Eles não afetam o passeio da moto.
Eu ando de moto há algum tempo e, exceto pela minha R1200RT, nunca tive um para-brisa. Eu ando de KLR há mais de 10 anos com o para-brisa original.

Eu nunca tive instabilidade. Se aprendi alguma coisa nos últimos 40 anos de pilotagem, é que a distribuição adequada do peso, a calibragem dos pneus e a regulagem da suspensão são o que criam a estabilidade.

Estou no meio de uma viagem de 1800 milhas e corri a mais de 80, vi ventos tão fortes em Guadalupe que os pássaros estavam voando para trás, corri pelo vale com um vento a favor forte o suficiente para aumentar a temperatura do líquido de arrefecimento, corri pelas colinas da Serra Oriental com ventos alternando para a direita e para a esquerda, segui a turbulência dos caminhões agrícolas e, em nenhum momento, me senti instável ou precisei me abaixar.

Nem eu nem a moto apresentamos um perfil pequeno. A moto é levantada mais alta do que a KLR usual em alguns centímetros e eu sou alto o suficiente para ver o topo do SUV médio enquanto ando.

Eu acho que um para-brisa é um item de conforto para alguns, mas não posso concordar que seja obrigatório para resolver a instabilidade. Se o fizer, está apenas mascarando a causa raiz.

#23 ·
Essa pode ser sua preferência pessoal, mas física é física e as coisas são construídas aerodinamicamente por uma razão. A KLR foi construída para ser uma moto de rua medíocre e uma moto off-road medíocre. Tenho a minha há cerca de um mês e a diferença entre a versão original e a adição de um para-brisa é da noite para o dia em termos de estabilidade e dirigibilidade na estrada. É mais aerodinâmico.

#25 ·
Aerodinâmica absolutamente!

A BMW s1000rr dos meus filhos corta o vento como uma faca de entalhar e tem menos vento a 120 do que a minha KLR a 80, mesmo com um para-brisa de bolha dupla superdimensionado.
O Goldwing? Bem, é um Goldwing. Poderia muito bem comparar isso a uma poltrona na sala de estar com o ventilador de teto no máximo, lol.

#26 ·
Eu andei em motos da série HD FLH (e muitas outras) com e sem para-brisas e todas foram 100% estáveis......Eu tenho os para-brisas originais nas minhas Gen1 e não sinto nenhuma instabilidade. Eu concordo com Tom e Paul.....Eu acredito que a aerodinâmica pode ser problemática em uma KLR, mas mais em relação a grandes baús superiores e alforjes (o que também afeta a distribuição de carga/peso, tornando o componente aerodinâmico mais difícil de quantificar), mas eu acho que os para-brisas são principalmente um item de conforto em uma KLR e eu procuraria em outro lugar por problemas de instabilidade. ....agora, se sua KLR pudesse fazer 150 mph+, esse seria um cenário diferente.

2 centavos,

Dave

#27 ·
Já andei em muitas motos e volto sempre ao para-brisa. Pode não ser COOL, mas funciona. Se você quer uma viagem confortável a mais de 70 mph nesta moto, você precisa de um para-brisa. Vou generalizar isso para qualquer moto. Ventos com força de furacão são ventos com força de furacão em qualquer moto. Vou manter minha tela, andar com conforto e estabilidade e ouvir tudo ao mesmo tempo; porque também é mais silencioso!

#30 ·
Se eu quero uma viagem confortável a mais de 70 mph nesta moto, preciso de um para-brisa. Vou generalizar isso para qualquer moto. ...
Esta é uma afirmação mais verdadeira.

Há, e tem havido, centenas de milhares de motos naked que são perfeitamente estáveis sem um para-brisa através do equilíbrio adequado da carga, pressão dos pneus e configuração da suspensão. Se uma moto é estável após a instalação de um para-brisa, então há uma causa subjacente que permanece sem solução. Isso não é física, é um curativo.

Gostaria de concordar com você no espírito de harmonia, mas então ambos estaríamos errados.

#31 ·
Meu GEN II era estável com o para-brisa OEM e continua estável com um para-brisa muito alto, atrás do qual me abaixo na chuva e nos insetos. Ventos laterais no leste do Texas derrubaram a mim e à moto na faixa de tráfego que se aproximava, mas ainda parecia bastante estável.:20a:

#32 ·
Atualização

Tenho os meus pneus novos na minha bicicleta (Shinko 705) e nunca pensei que os pneus pudessem fazer tanta diferença. Das três adições à bicicleta, para-brisa ZGST, suporte de garfo EM e pára-lamas dianteiro inferior, e os pneus, a 32 na frente, 30 na traseira, os pneus tiveram a mudança mais notável na estabilidade em velocidade de auto-estrada. Agora 75-80 é estável e eu também. Obrigado a todos pelos conselhos e opiniões sobre o assunto.

#33 ·
Tenho uma KLR 2017 com um para-brisa Madstad. Não tive nenhum problema de estabilidade. Recentemente, fiz uma viagem curta totalmente carregada (cerca de 85 lb) para testar tudo para uma viagem UTBDR que estou planejando. Carreguei a moto corretamente (coisas pesadas baixas e próximas, etc.). Usando alforjes macios, uma bolsa grande e média imediatamente atrás de mim e uma mochila traseira macia que está sempre na moto. Suspensão Cogent com ajuste de afundamento para a carga, pneus Motoz Tractionator quase novos ajustados em 25 e 30 (mais ou menos por manual).

A cerca de 60 mph, notei uma leve oscilação quando a direção foi desviada por uma forte rajada de vento. Corrigiu-se sozinho com cerca de três movimentos da barra. Testei isso batendo em uma das extremidades da barra e a moto fez a mesma coisa. A moto nunca pareceu instável. A oscilação se cancelou, mas nunca experimentei isso antes. Mas nunca andei de moto com alforjes carregados. Vou experimentar um pouco para ver o que acontece. Isso pode ser por causa do peso na traseira e nos alforjes e/ou mudanças aerodinâmicas?

#35 ·
Resolvi o meu problema de oscilação em alta velocidade na autoestrada

Tinha um problema sério de oscilação/tremor na frente que ocorria consistentemente por volta de 70-75 mph e, por vezes, a velocidades mais baixas em ventos moderadamente fortes. Depois de ler um monte de posts e sugestões que iam do para-brisas aos pneus e à suspensão, decidi apenas tentar fazer alguns testes. Removi as proteções de escova de fábrica e o guarda-lamas dianteiro separadamente, testando cada um e o guarda-lamas dianteiro foi definitivamente o culpado. Sem ele, o sintoma desaparece completamente, mesmo ao testar até 90 mph e colocar o guarda-lamas de volta reproduz-o consistentemente.

Eu vou aparar o meu guarda-lamas antes de voltar a comprar um produto de terceiros que terei que modificar para a moto.

Espero que isso ajude...

#36 ·
Eu usei o pára-lama dianteiro original e as proteções de escova em alta velocidade em ventos fortes com estabilidade absoluta. A chave é resolver a causa raiz da instabilidade, que reside na afinação da suspensão, no equilíbrio da carga e na pressão dos pneus.

O pára-lama dianteiro pode iniciar a instabilidade com a suspensão original e/ou pressões de pneus abaixo do ideal ou uma carga traseira, mas não é a causa raiz.

#37 ·
Talvez, mas... Tudo na minha KLR está verificado e devidamente ajustado. Com o guarda-lamas dianteiro original, tenho uma oscilação terrível na extremidade dianteira em torno e acima de 75 mph. Sem o guarda-lamas, não tenho absolutamente nenhuma oscilação até 90 mph e possivelmente acima. Dado o tamanho e a forma do guarda-lamas dianteiro, um bom design para terra pura, faz sentido para mim que ele simplesmente não funcione bem para passeios em rodovias. É também uma solução bastante barata para modificar ou substituir o guarda-lamas quando tudo o mais na moto está em ordem.

#38 · (Edited)
Não tenho certeza do que você quer dizer com 'checks out' e 'properly adjusted'.

A bicicleta foi projetada para um ciclista de 150 libras com não mais de 20 libras de bagagem no bagageiro. Se você pesar mais do que isso ou carregar uma carga maior, a bicicleta está com mola insuficiente e amortecimento insuficiente, especialmente na frente. Os garfos de haste de amortecedor não podem ser ajustados, exceto alterando a viscosidade do fluido, e isso afeta o amortecimento em ambas as direções, em qualquer grau apreciável ou significativo. Realmente não há nada para ajustar que realmente faça muita coisa se você for maior do que o ciclista de design. Você pode aumentar a pré-carga traseira, mas o controle de amortecimento é muito grosseiro para ser realmente eficaz.

Em tamanhos e cargas normais dos americanos, a combinação do pneu dianteiro de 21" e do pneu traseiro de 17" geralmente funciona melhor com a frente inflada 2 psi acima da traseira.

Se um pára-lama dianteiro diferente não iniciar a instabilidade, vá em frente. O Cycra Supermoto é barato a US$ 20 e é muito fácil de instalar no lugar do pára-lama de fábrica. As proteções de escova de fábrica são tão inúteis quanto seios em um javali, então quase tudo que você instalar seria uma melhoria em termos de proteção das mãos.

#39 ·
Quero dizer que a bicicleta foi examinada com um pente fino, foi ajustada o melhor possível para o meu tamanho e peso, e tudo está em ordem. Tenho pouco mais de 1,78 m de altura, peso cerca de 77 kg e não estou carregando nenhuma bagagem. Tudo na bicicleta está mecanicamente bom e eu corri os pneus em uma variedade de pressões, sempre cerca de 2 libras mais alto na parte traseira, sem quaisquer alterações no sintoma de oscilação.

Então, aparar/modificar o pára-lama dianteiro ou substituí-lo, faz muito mais sentido do que perseguir outras possibilidades, especialmente porque remover completamente o pára-lama resolve o problema.

Eu concordo com as proteções de escova e provavelmente vou com Barkbusters, pois eles parecem ser de alta qualidade.

Obrigado pela recomendação na opção de pára-lama Cycra. Eu posso tentar isso antes de aparar meu pára-lama de fábrica.