Achei seu post oportuno... pois acabei de pedir um novo Modular ontem à noite... Site do Jeff Rocket man... saindo da Helmet House na Califórnia, se me lembro bem... política de devolução de 30 dias (não usado e todas as condições).
Eu escolhi este
HJC C-91 Modular, para incluir um bluetooth pré-instalado
Custou $209 + impostos, frete grátis
O MESMO capacete sem o dispositivo bluetooth era / é $184,99 + Impostos, frete grátis
Basicamente, uma unidade bluetooth por 24 dólares sem impostos, o que PARECE um bom negócio... SE funcionar como anunciado.
Tenho alguns outros capacetes... alguns são cabides de parede mortos há muito tempo... um Bell Moto 3 original e afins... outros estão bons para a vida útil, condição
Tenho dois tipos modulares Scorpion 850 que têm sido meu capacete ADV preferido... Configurei berços extras para poder trocar a unidade Cardo Pac Talk... e meus amigos todos usam Pac Talks... pelo menos posso falar com 3 dos 4 ahaha se funcionar (suportará até 3 outros pilotos, diz)... veremos... aliás, sou péssimo em tecnologia de telefone... apenas um Luddite mesmo... mas se emparelhar... talvez, se não... bem, ainda tem a capacidade de chamadas e rádio ou uma "lista de músicas" do telefone? Não sei, nunca usei isso antes... Pessoalmente, não quero ouvir música e andar... só eu, claro que muitos fazem...
De qualquer forma, antes de me afastar da pergunta original que você tinha.
Isenção de responsabilidade de algum tipo... não trabalho para ou sou pago por nenhum fabricante de capacetes, agência de segurança, escritório de certificação, testes, etc. (Eu era instrutor do MSF na época e não, esta também não é uma aprovação do MSF em capacetes)
Meus 3 centavos
Capacetes modulares existem há algum tempo - quando eles saíram eu pensei... hummmmm parece que a barra de queixo móvel PODE ser um ponto fraco.
Novamente, meu processo de pensamento, se um acidente for grave (impacto) para soltar a barra do queixo, PROVAVELMENTE teria sido catastrófico para um capacete "sólido" também?
Dito isso, talvez alguns tipos modulares sejam tão fortes ou mais fortes do que um sólido barato (em termos de qualidade)?
A HJC em um ponto, em minhas leituras, foi a líder mundial de vendas em capacetes... mas, isso é como um lugar que pode não ter testes ou padrões tão rigorosos?
Não vou entrar nas classificações ECE, DOT, SNELL muito debatidas... todos devem ler e decidir quais níveis eles pessoalmente querem.
O capacete mais "high end" que possuo é um Arai, barra sólida e não serve bem... por isso não o uso... se um capacete está causando dor de cabeça e "pontos quentes" não é um bom ajuste... você vai estar menos seguro andando porque está se concentrando no problema do capacete e não na segurança ao andar... talvez eu possa pedir algumas almofadas diferentes e fazê-lo caber... caso contrário, não o usarei.
Tenho outros capacetes HJC também, todos eles servem bem, confortáveis, mas não muito apertados, alguns entraram em contato com aqueles que estavam "fora da caixa" certos...
Então, o ponto se eu tivesse um, pode pagar $$$$ por um capacete high end e pode não ser o ajuste certo OU pode-se pagar $$-$$$ por um capacete "mid priced" e pode servir bem
Eu acho que os fabricantes de capacetes têm um plano de marketing... e não estou contestando nenhuma das alegações dos fabricantes sobre isso ou aquilo... mas parece que... eles (alguns fabricantes querem que os clientes em potencial acreditem que quanto mais $$$$$ MAIS SEGURO deve ser?
Eu tinha um Bell Star original... muito tempo atrás, nos anos 70... um dos primeiros, se não o primeiro das barras de queixo sólidas... custou, quero dizer $300 dólares, isso foi enorme no início dos anos 70 para um capacete.
Eu não sabia nada sobre DOT, ou Snell ou o que quer que fosse então... eu só queria porque eu era criança e os pilotos legais nas revistas estavam usando-os!!! haha... EM retrospecto, eles eram pesados, quentes e a visão periférica era terrível... um capacete de ponta inferior HOJE é PROVAVELMENTE tão seguro ou mais seguro do que o original.
A HJC, na minha humilde opinião, faz um capacete muito decente... obviamente eu acho, pois acabei de pedir um... eu não ficaria preocupado, esse sou eu, ao seu ponto original.
Sim, como outros disseram... é ótimo parar na bomba ou fazer uma pausa na pilotagem e levantar a barra do queixo... (como outros disseram, NUNCA ande com ela levantada... e sim, em trilhas lentas eu tenho, mas na rua, não, ele vai te dizer no livreto do fabricante, NÃO fazer isso, andar com ele levantado... provavelmente por uma boa razão... muito provavelmente para evitar processos... isso e a cerca de 25 mph ele age como uma grande vela pegando vento... mas, como dito em uma cauda de verão quente, trilha de porca no mato ou estrada de cascalho traseira para um pouco de ar no rosto e esfriar... eu fiz o que eles disseram para não fazer)
Eu procuro a viseira INTERNA retrátil em QUALQUER tipo de capacete agora... adoro essa opção de não ter que parar e tirar os óculos de sol usando sob a viseira transparente, levantá-la ou abaixá-la... incrível.
Às vezes eu faço isso e é provavelmente proibido pelo fabricante... andar com a viseira EXTERNA levantada e usar a viseira solar INTERNA como proteção para os olhos.
Eu duvido que seja classificado para impactos de pedras ou o que não... uma vez, fazendo isso, uma vespa voou DIRETO para dentro e pegou a bochecha superior... eu não consegui parar rápido o suficiente... minha culpa por ter a viseira externa transparente totalmente levantada... recebendo um pouco de fluxo de ar, verão quente... eu corri o risco e paguei o preço... então, humanos sendo humanos... você pode ser tentado... apenas saiba que isso pode acontecer... se em uma trilha lenta ou estrada de cascalho traseira, eu ainda farei isso em algumas ocasiões, mas também carrego aqueles frascos de cotonetes de picada de insetos agora... só dizendo
Eu não temo modular como eu costumava e eles têm muitos prós...
os contras PODEM ser uma força reduzida na barra do queixo... mas lembre-se, todos os fabricantes de MC de jaquetas, armaduras, capacetes, luvas, etc... em algum lugar, algo assim será encontrado... "nenhum equipamento pode prevenir totalmente lesões nem o uso de implica o mesmo"... um sólido PROVAVELMENTE tem mais resistência ao impacto em um face plant com o pavimento... mas nem modular nem sólido farão muito se alguém voar de um aterro de 50 pés em um aterro de ponte de concreto sólido... se isso faz sentido... dito isso... EU ACREDITO em certificações e classificações de segurança (até certo ponto) e obter o mais seguro do seguro é sempre uma ótima ideia... quanto ao que é melhor... NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, DOT é a base, mais classificações de capacetes com dados reais para apoiar padrões mais altos... eu também acho sem sair ainda mais do alvo lá (então desculpe por isso)... NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, o que temos é uma "guerra" de alguma forma entre essas várias "agências" de certificação, especialmente com os tipos Euro vs US... o padrão Euro talvez seja a marca d'água alta... ou... excessivamente rigoroso a ponto de os fabricantes de capacetes NÃO conseguirem atender aos critérios (uma trama secreta para regular demais a indústria de capacetes? Forçá-los a sair dos negócios?)... esse é provavelmente um novo tópico...
Se fosse eu, eu usaria aquele modular HJC sem hesitação e aproveitaria, exceto que ele se encaixa corretamente (tão importante).