Kawasaki KLR Forum banner

Oficinas de reparação: Inúteis ou apenas na maioria das vezes inúteis?

1.8K views 13 replies 8 participants last post by  Br549rick  
#1 ·
Perdoem-me por desabafar, mas estou bastante frustrado. Em favor da minha KLR, ignorei a minha barata e pequena dual sport chinesa 250. Decidi tirá-la e andar um pouco nela antes de a vender ao miúdo do outro lado da rua.

O carburador estava entupido, por isso resolvi isso. O cilindro do travão dianteiro estava preso, por isso substituí-o. A corrente estava frouxa, por isso ajustei-a. A bateria OEM já tinha ido desta para melhor, por isso substituí-a.

O interruptor do polegar já não acciona o motor de arranque. Posso dar à chave ou empurrá-la para arrancar, posso até tirar um dos painéis laterais e colocar uma chave de fendas nos terminais do solenóide e ela arranca logo. (Substituí o solenóide, pensando que também tinha avariado.)

Há um ninho de fios debaixo do assento e acho que consegui reduzir para 5 ou 6 que, numa combinação ou noutra, devem funcionar para dar à mota. No entanto, sei o que não sei, e isso é electricidade. Em vez de cruzar dois fios errados e fritar algo crucial, estou feliz por pagar a alguém que sabe o que está a fazer.

Eis a minha frustração.

De 7 oficinas de reparação (duas delas concessionárias) que telefonei, enviei e-mails e deixei mensagens, adivinhem quantas responderam. Vá lá, adivinhem.

Zero.

Isto é normal? Estarão todos estes locais tão cheios de trabalho que nem se dão ao trabalho de responder?

#3 ·
Parece que você está falando sobre a bicicleta chinesa. Ninguém quer trabalhar nelas. Eles ficam felizes em vendê-las para você, mas não volte para a manutenção. Na maioria das vezes, conseguir peças é quase impossível ou elas são inexistentes. Geralmente, não há suporte para essas bicicletas além da venda.

#5 ·
Preparem-se para a minha frustração.

De 7 oficinas de reparação (duas sendo concessionárias) que eu liguei, enviei e-mails e deixei mensagens, adivinhem quantas responderam. Vamos, adivinhem.
Você começou sua busca pelo lugar que vendeu para você? Ou eles não estão mais em atividade?

Parece que você está falando da moto chinesa. Ninguém quer trabalhar nelas. Eles ficam felizes em vendê-las para você, mas não volte para a manutenção. Na maioria das vezes, conseguir peças é quase impossível ou elas são inexistentes. Geralmente não há suporte para essas motos além da venda.
Eu não farei trabalhos no sistema de combustível, mecânico ou elétrico em motos chinesas por essas razões exatas. Eu prefiro nem mesmo substituir pneus ou câmaras de ar nelas, por causa da maneira como algumas de suas mini-motos menores são montadas.
Felizmente, eu raramente as vejo para um segundo pneu, porque elas morreram ou quebraram.

#8 ·
Por que não comprar um botão de partida genérico para substituir o botão ruim? Não precisa entender de elétrica para fazer isso. Apenas 2 fios.
Não é o botão em si, mas quais dois fios conectar ao solenóide para acioná-lo. Apenas pegar os dois fios e encostá-los não funciona. Em algum lugar na fiação há um fio quente, mas não sei qual usar.

#9 ·
Eu comprei por encomenda postal e montei-o eu mesmo.
Não é o botão em si
Como você sabe que não é o botão em si? Qual a cor dos dois fios ligados a ele? Use um clipe de papel para conectá-los na chave.
Compre um medidor VOA em uma loja de autopeças e leia como usá-lo.

Ou talvez tente Ebay, Amazon ou YouTube para um mecânico chinezium por encomenda postal?

#10 ·
Como você sabe que não é o botão em si? Qual a cor dos dois fios ligados a ele? Use um clipe de papel para conectá-los na chave.
Compre um medidor VOA em uma loja de autopeças e leia como usá-lo.

Ou talvez tente Ebay, Amazon ou YouTube para um mecânico chinezium por encomenda?
Eu já conectei a chave. Acho que vou comprar e aprender a usar um medidor.

Meu ponto principal não é como consertar a moto. Estou apenas me perguntando por que as oficinas de reparo de motos parecem tão desinteressadas em tentar trabalhar na minha moto.

#11 ·
Quanto à pergunta original do OP, sim, a qualidade do serviço tem vindo a piorar, mesmo em concessionárias supostamente treinadas na fábrica. É difícil conseguir bons técnicos jovens e mantê-los. Isso também é verdade para oficinas mecânicas.

Se você encontrar uma boa oficina, recompense-a com seus negócios. Caso contrário, aprenda a fazer você mesmo. Há pouca coisa em uma KLR que você não possa aprender a fazer sozinho, especialmente com a ajuda disponível aqui.

#12 ·
Meu ponto principal não é como consertar a bicicleta. Estou apenas me perguntando por que as oficinas de bicicletas parecem tão desinteressadas em tentar trabalhar na minha bicicleta.
Na verdade, eu não os culpo. Não há muito para eles. Em primeiro lugar, eles não fizeram a venda original se isso faz parte do negócio deles. Então, em uma loja, não há suporte do fabricante para essas bicicletas chinesas. Então, uma loja concorda em aceitá-lo e cobrar por hora para o reparo. O reparo vai de uma coisa para outra e a conta fica maior. O proprietário não quer pagar a conta, mas paga e recebe a bicicleta de volta. Vai para casa e bate no teclado com feedback negativo para o cara que tentou ajudá-lo. É uma situação de perda que não vale a pena perseguir. A China inundou o mundo com produtos baratos (fabricação e preço) que acabam em nossos aterros sanitários. Gostamos da parte do preço barato, mas reclamamos da fabricação barata. Enviamos toda a nossa produção para lá e nos perguntamos por que não podemos obter suporte ou algo de qualidade. Nós fizemos isso para nós mesmos.

Na verdade, em uma nota lateral - um amigo tem um Ural que está parado há mais de um ano porque ele não consegue obter uma peça de transmissão específica dos russos. Ele também não tem suporte de revendedor. Ele o tem em uma oficina independente que tenho certeza que gostaria de nunca tê-lo aceitado. Só ocupando espaço no chão agora.

#13 ·
Se você encontrar uma boa loja, recompense-a com seus negócios. Caso contrário, aprenda a fazê-lo sozinho. Há pouca coisa em um KLR que você não possa aprender a fazer sozinho, especialmente com a ajuda disponível aqui.
Eu concordo com sua declaração em geral.

Mas o OP não está atualmente trabalhando em um KLR. Os princípios são os mesmos, mas os códigos de cores da fiação provavelmente seriam todos diferentes. Então, seria uma 'experiência de aprendizado' para qualquer mecânico assumir. O que leva tempo extra, o que leva mais dinheiro, quando o trabalho é contratado.
Quando se trabalha em algo assim na própria garagem, tudo o que é preciso é tempo e testes metódicos.

Mas um manual de serviço adequado para o modelo ajudaria qualquer pessoa que estivesse trabalhando nele. ;)
Provavelmente não encontrará um, mesmo que tente. :(

• Like
Reactions: klr4evr