Kawasaki KLR Forum banner

Banda de rodagem do pneu - 2mm, certo?

309 views 8 replies 7 participants last post by  _Incunebulus_  
#1 ·
Só queria ter certeza de que estou fazendo isso certo. O pneu deve ter pelo menos 2 mm de profundidade de sulco em qualquer ponto do pneu, certo (foto do manual OEM)? Então estou praticamente lá. Quão perto do osso vocês costumam rodar?

#2 ·
Profundidade mínima de 2 mm, haha! Muitos advogados neste mundo.

Para mim, tudo depende de quão longe pretendo andar e de que terreno pretendo encontrar.

Eu muitas vezes uso um pneu traseiro até que ele esteja desgastado liso na linha central de pelo menos uma seção.
Eu sei diminuir a velocidade no asfalto molhado.
O pneu dianteiro, posso usá-lo até que haja apenas uma leve impressão de banda de rodagem visível.

A maioria dos proprietários nem os desgastará tanto quanto você.
Eu muitas vezes "finalizo" pneus usados de outros clientes. Eu gosto de "quilometragem grátis". :)

#3 ·
Parece que você está medindo até a barra de desgaste em vez da base do piso.
Esses pneus ainda têm muita borracha.
Quanta borracha você quer que sobre depende um pouco de como você anda, sobre o que você anda, e da temperatura ambiente e umidade.
2 mm no mínimo é uma boa orientação geral, porque você precisa traçar uma linha em algum lugar, e essa linha precisa levar em conta o menor denominador comum.
Puxei meus pneus Tractionator GPS quando o traseiro estava com 3-4 mm. Esses pneus têm um composto duro, e notei que a tração de frenagem diminuía rapidamente em tempo seco. Em tempo úmido, teria sido pior.
Também puxei meu recente pneu traseiro Tractionator Adventure com cerca de 4 mm, porque ele estava quadrado e eu queria amaciar o pneu novo antes de pegar um pouco de terra. Mas eu mantive esse pneu, e ele provavelmente irá para meu aro reserva em breve para que eu possa queimá-lo até 1 mm na rua.
Pneus de motocicleta são muito diferentes de pneus de carro. O piso do pneu de motocicleta não balança ou amassa tanto (exceto os cravos altos), e em tempo úmido, você geralmente está cortando a água parada com uma área de contato estreita, em vez de surfar sobre ela. Para um pneu sem cravos, você não está realmente perdendo muita, se alguma, tração em seco à medida que o pneu se desgasta até a base do piso. Queimá-lo até a carcaça em tempo seco não causará problemas sérios.
O piso do pneu de carro é projetado para balançar e amassar durante a frenagem, o que melhora a tração de frenagem em condições secas e úmidas. Você também é mais propenso a dirigir seu carro em tempo úmido, e um piso mais alto dá melhor evacuação de água para uma área de contato mais larga e plana do que você tem em uma motocicleta. Portanto, a menos que você esteja usando pneus esportivos de verão muito macios em seu carro e dirigindo apenas no asfalto em tempo seco, você provavelmente vai querer substituir seus pneus de carro com 2-3 mm de profundidade de piso.
Os Michelin Pilot Sports (pneus esportivos para todas as estações) no meu Civic estão com cerca de 3 mm, e já posso dizer que estão perdendo tração em curvas secas. Eles provavelmente serão substituídos no final deste ano, antes da estação chuvosa.

#9 ·
Parece que você está medindo até a barra de desgaste em vez da base do piso.
Esses pneus ainda têm muita borracha.

Quanta borracha você quer deixar depende de como você anda, em que você anda, e da temperatura ambiente e umidade.

2 mm no mínimo é uma boa orientação geral, porque você precisa traçar uma linha em algum lugar, e essa linha precisa levar em conta o menor denominador comum.

Retirei meus pneus Tractionator GPS quando o traseiro estava com 3-4 mm. Esses pneus têm um composto duro, e notei que a tração de frenagem diminuía rapidamente em tempo seco. Em tempo úmido, teria sido pior.

Também retirei meu pneu traseiro Tractionator Adventure recente com cerca de 4 mm, porque ele estava quadrado e eu queria amaciar o pneu novo antes de pegar alguma terra. Mas eu mantive esse pneu, e ele provavelmente irá para meu aro reserva em breve para que eu possa gastá-lo até 1 mm na rua.

Pneus de motocicleta são muito diferentes de pneus de carro. O piso do pneu de motocicleta não balança ou amassa tanto (tirando os cravos altos), e em tempo úmido, você geralmente corta a água parada com uma área de contato estreita, em vez de surfar sobre ela. Para um pneu sem cravos, você não perde realmente muito, se é que perde alguma coisa, de tração em seco à medida que o pneu se desgasta até a base do piso. Gastá-lo até a carcaça em tempo seco não causará problemas sérios.

O piso do pneu de carro é projetado para balançar e amassar durante a frenagem, o que melhora a tração de frenagem em condições secas e úmidas. Você também é mais propenso a dirigir seu carro em tempo úmido, e um piso mais alto proporciona uma melhor evacuação da água para uma área de contato mais larga e plana do que você tem em uma motocicleta. Portanto, a menos que você esteja usando pneus esportivos de verão de composto muito macio em seu carro e dirigindo apenas no asfalto em tempo seco, você provavelmente vai querer substituir seus pneus de carro com 2-3 mm de profundidade de piso.

Os Michelin Pilot Sports (pneus esportivos para todas as estações) no meu Civic estão com cerca de 3 mm, e já posso dizer que estão perdendo tração em curvas secas. Eles provavelmente serão substituídos no final deste ano, antes da estação chuvosa.
Obrigado pela informação, aprecio a resposta.

#5 ·
Atualmente estou com 4 mm de piso no meu Trailmax traseiro e ele é, na melhor das hipóteses, medíocre fora de estrada. Atualmente tem 6.500 milhas. Provavelmente vou rodá-lo até cerca de 7.000 milhas antes de trocá-lo. Provavelmente antes da estação de inverno. Tenho que ter carne na traseira para quando eu arar na neve. 😜

2 mm de piso não vão te oferecer nada fora do asfalto, mesmo que você esteja medindo nas barras de desgaste. Especialmente se você for um piloto novato. De qualquer forma, será hora de trocar esse pneu traseiro MUITO EM BREVE!

• Like
Reactions: DPelletier
#7 ·
Alguns bons pontos de Paul e Tad..... Eu tendo a concordar que depende de uma série de variáveis, com uso e orçamento sendo os principais impulsionadores - Eu jogo fora meus pneus muito antes que eles fiquem tão gastos quanto o da foto, mas eu ando principalmente fora de estrada e gosto da tração oferecida por um pneu mais novo.

Dave