Só queria ter certeza de que estou fazendo isso certo. O pneu deve ter pelo menos 2 mm de profundidade de sulco em qualquer ponto do pneu, certo (foto do manual OEM)? Então estou praticamente lá. Quão perto do osso vocês costumam rodar?
Obrigado pela informação, aprecio a resposta.Parece que você está medindo até a barra de desgaste em vez da base do piso.
Esses pneus ainda têm muita borracha.
Quanta borracha você quer deixar depende de como você anda, em que você anda, e da temperatura ambiente e umidade.
2 mm no mínimo é uma boa orientação geral, porque você precisa traçar uma linha em algum lugar, e essa linha precisa levar em conta o menor denominador comum.
Retirei meus pneus Tractionator GPS quando o traseiro estava com 3-4 mm. Esses pneus têm um composto duro, e notei que a tração de frenagem diminuía rapidamente em tempo seco. Em tempo úmido, teria sido pior.
Também retirei meu pneu traseiro Tractionator Adventure recente com cerca de 4 mm, porque ele estava quadrado e eu queria amaciar o pneu novo antes de pegar alguma terra. Mas eu mantive esse pneu, e ele provavelmente irá para meu aro reserva em breve para que eu possa gastá-lo até 1 mm na rua.
Pneus de motocicleta são muito diferentes de pneus de carro. O piso do pneu de motocicleta não balança ou amassa tanto (tirando os cravos altos), e em tempo úmido, você geralmente corta a água parada com uma área de contato estreita, em vez de surfar sobre ela. Para um pneu sem cravos, você não perde realmente muito, se é que perde alguma coisa, de tração em seco à medida que o pneu se desgasta até a base do piso. Gastá-lo até a carcaça em tempo seco não causará problemas sérios.
O piso do pneu de carro é projetado para balançar e amassar durante a frenagem, o que melhora a tração de frenagem em condições secas e úmidas. Você também é mais propenso a dirigir seu carro em tempo úmido, e um piso mais alto proporciona uma melhor evacuação da água para uma área de contato mais larga e plana do que você tem em uma motocicleta. Portanto, a menos que você esteja usando pneus esportivos de verão de composto muito macio em seu carro e dirigindo apenas no asfalto em tempo seco, você provavelmente vai querer substituir seus pneus de carro com 2-3 mm de profundidade de piso.
Os Michelin Pilot Sports (pneus esportivos para todas as estações) no meu Civic estão com cerca de 3 mm, e já posso dizer que estão perdendo tração em curvas secas. Eles provavelmente serão substituídos no final deste ano, antes da estação chuvosa.