Kawasaki KLR Forum banner

Bypass de segurança do descanso lateral. Por quê?

1.5K views 42 replies 18 participants last post by  AntonK  
#1 ·
Sempre fiquei intrigado com a fascinação das pessoas em remover/ignorar o interruptor de segurança do descanso lateral, meu XR 95 tinha um e em nenhum momento me deparei com uma situação em que pensei "cara, eu queria que o interruptor do descanso lateral estivesse desativado", então se você está pensando em se livrar dele para "simplificação", eu recomendo que não o faça.

Todos os meus 4 KLRs (85, 88, 13 e 14) tiveram o interruptor do descanso lateral desativado. Sem grandes problemas. Mas aqui está o ponto, um interruptor de descanso lateral é como a maioria dos outros dispositivos de segurança neste mundo, em condições normais de operação eles são inúteis. É apenas, e somente quando uma condição especial ocorre que eles se tornam úteis, e muitas vezes salvadores de vidas.

Domingo, 14 de setembro, essa condição especial ocorreu. Eu tinha planejado subir pelas Montanhas Rochosas até Glen Heaven e ver para onde iria a partir daí. Sendo paranoico, como sempre, parei para verificar o óleo do Pokey (KLR 2014.5) antes de subir, e como sempre estava cheio. Com isso resolvido, vi uma brecha no trânsito e entrei em uma curva à direita acelerando para acompanhar o tráfego, e então imediatamente após uma curva à esquerda, ao entrar na curva à esquerda, Pokey veio para cima um pouco além da vertical e foi uma parada firme e dura, com um barulho alto de raspagem, percebi imediatamente meu erro e tentei corrigi-lo, mas o ângulo do descanso lateral exige que a moto volte ao centro antes que possa ser recolhida. Neste ponto, estou andando a uns 50 mph. Endireitei o Pokey, travei o descanso lateral e então o puxei agressivamente para uma inclinação à esquerda enquanto os pneus estavam a no máximo 6 polegadas de sair do asfalto, eles estavam do lado de fora da linha de pintura no acostamento próximo de uma estrada de montanha com uma queda moderadamente acentuada em uma ravina encharcada.

Foi erro do usuário? Absolutamente. Poderia ter lidado melhor? Certamente. Poderia ter sido evitado completamente? Também sim. Deus estava me vigiando, cheguei em casa seguro ontem, mas o próximo cara pode não ter a mesma sorte. Ganhei uma segunda chance, mas basta uma falha para ser a última falha.

O que eu sei, no entanto, é que não serei o próximo cara, Pokey vai ganhar um interruptor de segurança de descanso lateral esta noite. Bem como um monte de outras coisas boas (novas carenagens, T-bob, retrabalho do assento 2.0, etc.) já faz muito tempo para o velho garoto.

Andem em segurança, pessoal, que Deus esteja com vocês.

Attachments

#2 ·
Minha DRZ 400 quase me jogou por cima do guidão ao passar por uma seção rítmica de um duplo. Beijei o para-lama dianteiro e mal consegui me recuperar. O cavalete lateral caiu ao pousar em um dos pontos baixos. Eu estava sozinho, a 20 milhas de qualquer lugar, isso me assustou muito. Tirei aquilo imediatamente. O KLR não faz isso, então deixei. Acho que o meu interruptor de segurança da embreagem está ficando esquisito, e eu gostaria de mantê-lo também.

Fiz algo semelhante ao seu percalço anos atrás na XT 500. Meu pneu traseiro levantou voo em uma curva fechada à noite. Passeios posteriores durante o dia me mostraram a cerca de arame farpado que eu quase comi. Não sei se ela já teve um interruptor de cavalete lateral.

#3 ·
O interruptor do descanso lateral falha às vezes.....o melhor que consigo pensar.

A desativação do interruptor de segurança da embraiagem foi útil na minha gen 2. Eu estava a subir uma longa subida para Jakes Cabin nas Montanhas Dragoon, no sul do Arizona, e o motor calou-se. O movimento correto numa subida íngreme é recuar. Neste caso, poderiam ter sido 75 anos e isso não parecia realista. Só sair da moto teria sido bastante complicado, quanto mais virá-la. Não consegui fazer a embraiagem patinar o suficiente para progredir nas rochas soltas, tudo o que consegui foi o giro da roda. Consegui "arrancá-la a quente" com o botão de arranque em primeira velocidade e rolar um pouco e num piscar de olhos arrancá-la e partir.

#6 ·
Tive mais de uma falha causando seus próprios problemas. Como aquela que desligava o motor de outra moto toda vez que o descanso quicava em lombadas em alta velocidade. Comecei a andar antes que os interruptores de segurança fossem instalados e você aprendia bem rápido a não esquecer de levantar o descanso. Em algum momento, múltiplas possibilidades de falha são um problema. Não, eu não a desmonto para limpá-la a cada temporada, como diz a música: "ela não está lá."

#9 ·
Contorne isso. Se não estiver causando problemas agora, causará em algum momento. E provavelmente no pior momento e local. Pratique o bom senso e você permanecerá seguro.

#10 ·
Removi os problemáticos interruptores de segurança do descanso lateral de ambas as minhas KLRs...... porquê? Porque são um ponto de falha conhecido e comum, especialmente se você usa sua KLR fora de estrada como eu, e porque já tive 47 motocicletas até hoje e a grande maioria delas nunca teve um descanso lateral (ou embreagem) de segurança e eu nunca senti que precisava de um. Com o meu sag configurado corretamente, o descanso lateral me empurra quando subo na moto, a menos que eu o levante. Além disso, durante o período em que andei na minha 2001 original, houve casos em que o descanso lateral desceu e cortou o motor - nada divertido quando você está andando em G-outs em alta velocidade ou pousando de um salto ou passando por um tronco.

Eu normalmente não digo às pessoas para removerem o interruptor do descanso lateral, mas para mim, eles nunca mais voltarão, pois são uma das modificações chave que fiz para eliminar todas as fraquezas conhecidas do KLR.

Saúde,
Dave

#11 ·
É situacional. Qualquer pessoa que tenha tido um problema com isso vai querer removê-lo, qualquer pessoa que tenha andado com o descanso abaixado vai querer que ele esteja ligado. Na rua, não acho que seja um grande problema ou um problema menor se falhar. Na terra, ficando cheio de lama, bem no fundo das trilhas, na lateral de uma montanha onde os carros não podem te alcançar - eu não quero uma falha e provavelmente não me salvará de muito, exceto de embaraço.

Minhas outras motos de terra não tiveram, e com ela abaixada é bastante difícil sentar na moto, pois a suspensão baixa e ela quer cair para a direita. Então, depois de subir na moto, a primeira coisa que faço é levantar o descanso. Meu descanso KX eu faço com a mão para não quebrar o suporte, pois é uma unidade de reposição e quebra se você deixar bater para cima e para baixo, então é feito antes mesmo de eu subir na moto.

Também acho que é algo que permite complacência com a segurança. Já vi descansos que não subiam completamente, ou que caíam enquanto andava. O da KLR requer uma distância bastante significativa antes de acionar o desligamento. Isso é bom para não disparar com ele quicando, no entanto, ainda permitiria que o descanso ficasse preso sem desligar a moto se algo estivesse no caminho para retraí-lo totalmente - por exemplo, falha da mola.

Divulgação completa, minha KLR ainda tem o interruptor do descanso. Mas eu carrego o plugue de bypass e provavelmente farei isso ao mesmo tempo que troco a embreagem, espero que em breve, já que estou trocando as manoplas.

#12 ·
Meu KLR tinha algumas semanas quando abaixei o descanso, o motor começou a funcionar irregularmente em marcha lenta. Levantei o descanso e ele voltou a funcionar suavemente. Removi imediatamente o interruptor. Eu poderia ter feito o concessionário substituí-lo na garantia, mas não vi necessidade para o interruptor.

#14 ·
Então, se o cavalete descer enquanto estiver a andar, desliga o motor? Eu pensaria que teria algum tipo de anulação como o interruptor de arranque (pelo menos na Gen 3).
Sim, desliga o motor.
NÓS precisamos de adicionar, Quando está em MARCHA nas Gen 2 e 3.
Nas Gen 1, funciona / desliga o motor assim que se solta a alavanca da embraiagem.
Pode-se inclinar uma Gen 1 sobre o seu cavalete lateral e roda dianteira para lubrificar a corrente com o motor a funcionar e engrenado, desde que não se solte a alavanca da embraiagem demasiado.
Prefiro muito mais a cablagem tipo Gen 1 para esta funcionalidade. Mas o interruptor é operado por um cabo entre o cavalete e o interruptor e os cabos enferrujam/ficam presos.
Eu simplesmente removi o meu cabo enferrujado e deixei o interruptor no lugar (totalmente conectado eletricamente), pois é o ponto de montagem da cobertura plástica de 6 polegadas sobre o interruptor e os relés de arranque.

• Like
Reactions: NorthTxKLR
#15 ·
PRECISAMOS adicionar, quando estiver ENGATADO nas Gens 2 e 3.

Nas Gen 1, ele opera / desliga o motor assim que se solta a alavanca da embraiagem.
Pode-se inclinar uma Gen 1 no seu descanso lateral e roda dianteira para lubrificar a corrente com o motor a funcionar e engatado, desde que não se solte a alavanca da embraiagem demasiado.
Prefiro muito mais a cablagem tipo Gen 1 para esta funcionalidade. Mas o interruptor é operado por um cabo entre o descanso e o interruptor e os cabos ficam enferrujados/presos.
Simplesmente removi o meu cabo enferrujado e deixei o interruptor no lugar (totalmente conectado eletricamente), pois é o ponto de montagem da cobertura plástica de 6 polegadas sobre o interruptor e os relés de arranque.
Isso está correto, o motor não desliga até que você o coloque em marcha, caso contrário, você não conseguiria verificar o ponto morto e começar a aquecê-lo no descanso.

#16 ·
Lembra-se quando a BMW fez a Funduro, muito superior e bem nomeada? que viu a luz como um monte de motos diferentes, todas elas muito melhores que a KLR, mas que ninguém nunca quis e ainda não quer?

Conheci um cara há 13 anos com uma e ela morreu no caminho de volta para Crown King de Kirkland nas montanhas Bradshaw no Arizona. De qualquer forma, ele a deixa lá, ela não funciona, está morta, ele paga um serviço de recuperação, basicamente reboque off-road, é uma estrada, mas uma estrada 4x4 e custou $ 1200. e descobriu-se que era o interruptor de segurança do descanso lateral. Eu apontei que isso era metade do que eu paguei pela minha KLR!

#17 ·
PDW escreveu: "Eu simplesmente removi meu cabo enferrujado e deixei o interruptor no lugar (totalmente conectado eletricamente), pois é o ponto de montagem para a cobertura plástica de 6 polegadas sobre o interruptor e os relés de partida."

Se você eliminar esses, você economizará mais cerca de 113 gramas.

#19 ·
O interruptor do descanso lateral falhou na minha Gen2 na terça-feira de manhã. A moto não ligava, então levantei o descanso e ela ligou imediatamente. Baixei o descanso enquanto aquecia e ela começou a funcionar irregularmente. Levantei o descanso novamente e estava tudo bem. Então, contornei o interruptor e ainda consegui descer para o café da manhã com os rapazes.

#20 · (Edited)
Estou pensando em me livrar disso

Eu sou o tipo de motociclista que sempre levanta o descanso. Isso é uma coisa automática. Eu ando de moto desde os anos 70, quando não havia nada como interruptores para coisas de segurança.

Você garante que a moto está em ponto morto antes de ligá-la e, uma vez pronta para sair, você retira o descanso lateral para se apoiar na moto.

Recentemente, notei que ao aquecer a moto, ela não liga com o descanso lateral acionado.

Eu quero aquecer minha moto enquanto experimento o capacete e o equipamento, então sou forçado a segurar a moto enquanto levanto o descanso lateral… a ligo… assim que quero soltar o descanso para deixá-la em marcha lenta, ela morre.

Às vezes permite a marcha lenta e às vezes não.

Ela deveria permitir a partida e a marcha lenta? E a minha está estragando? Ou ela nunca deveria permitir que a moto ligue enquanto ela descansa no descanso lateral?

#22 ·
Ou é suposto nunca permitir que a moto arranque enquanto a moto descansa no descanso lateral?
Se o interruptor estiver a funcionar corretamente, deve ser capaz de arrancar e deixar a moto aquecer enquanto está no descanso. Com todos os sintomas que a sua tem, vai deixá-lo encalhado num futuro não tão distante. É melhor lidar com isso agora.

#21 ·
Motos italianas mais antigas como Moto Guzzis e algumas Ducatis tinham um descanso lateral com mola, de modo que no momento em que a pressão era aliviada, ele voltava ao lugar. No final dos anos 1980, eu tinha minha Moto Guzzi 1000 SP 11 de 1979 estacionada na lateral de uma rampa de saída de uma rodovia em algum lugar da Califórnia, indo para a corrida GP500 em Laguna Seca, onde parei para ajudar um amigo que estava com problemas de bagagem e um caminhão passou particularmente rápido pela rampa de saída e a rajada de vento que gerou foi suficiente para fazer a mola voltar o descanso lateral e a moto caiu. Esta não é minha, mas igual à minha até o azul claro; essa provavelmente está no descanso central e eles a escovaram. A pista cônica do rolamento da caixa de direção quebrou naquela moto ENQUANTO eu estava dirigindo em Jerome AZ.

Image

#25 ·

#28 ·
  • Like
Reactions: Loose Chain
#29 ·
A luz neutra está a funcionar corretamente? Com a moto em ponto morto (luz acesa), o motor deve funcionar enquanto estiver no descanso lateral.
No meu caso, a luz neutra está sempre a funcionar corretamente

Eu diria que é o melhor dispositivo de segurança que a minha moto poderia ter, sem ele, às vezes, na pressa, podemos pensar que a moto está em ponto morto quando na verdade não está, e essa luz diz-me que o que o meu pé e o meu pensamento pensam não é realmente assim, a luz não acende

Só ao manter o pé na alavanca das mudanças é que consigo colocar as mudanças em ponto morto com uma luz neutra!

Provavelmente vou desligar esse interruptor da pata de cabra hoje.

👍🏻👍🏻👍🏻

#36 ·
O que eu sei, é que eu não serei o próximo, Pokey vai ter um interruptor de segurança de descanso lateral esta noite.
Olá Howard,
O interruptor de descanso lateral do Pokey ainda está lá, está apenas desconectado. Eu o desativei porque ele emperrava com sujeira e causava problemas de inicialização/operacionais.

Cuide-se!

• Like
Reactions: KLR-Mule
#37 ·
Olá Howard,
O interruptor do descanso lateral do Pokey ainda está lá, está apenas desconectado. Eu o desativei porque ele emperrava com sujeira e causava problemas de partida/operação.

Cuide-se!
Outro bom exemplo do porquê ele deve ser excluído!