Sempre fiquei intrigado com a fascinação das pessoas em remover/ignorar o interruptor de segurança do descanso lateral, meu XR 95 tinha um e em nenhum momento me deparei com uma situação em que pensei "cara, eu queria que o interruptor do descanso lateral estivesse desativado", então se você está pensando em se livrar dele para "simplificação", eu recomendo que não o faça.
Todos os meus 4 KLRs (85, 88, 13 e 14) tiveram o interruptor do descanso lateral desativado. Sem grandes problemas. Mas aqui está o ponto, um interruptor de descanso lateral é como a maioria dos outros dispositivos de segurança neste mundo, em condições normais de operação eles são inúteis. É apenas, e somente quando uma condição especial ocorre que eles se tornam úteis, e muitas vezes salvadores de vidas.
Domingo, 14 de setembro, essa condição especial ocorreu. Eu tinha planejado subir pelas Montanhas Rochosas até Glen Heaven e ver para onde iria a partir daí. Sendo paranoico, como sempre, parei para verificar o óleo do Pokey (KLR 2014.5) antes de subir, e como sempre estava cheio. Com isso resolvido, vi uma brecha no trânsito e entrei em uma curva à direita acelerando para acompanhar o tráfego, e então imediatamente após uma curva à esquerda, ao entrar na curva à esquerda, Pokey veio para cima um pouco além da vertical e foi uma parada firme e dura, com um barulho alto de raspagem, percebi imediatamente meu erro e tentei corrigi-lo, mas o ângulo do descanso lateral exige que a moto volte ao centro antes que possa ser recolhida. Neste ponto, estou andando a uns 50 mph. Endireitei o Pokey, travei o descanso lateral e então o puxei agressivamente para uma inclinação à esquerda enquanto os pneus estavam a no máximo 6 polegadas de sair do asfalto, eles estavam do lado de fora da linha de pintura no acostamento próximo de uma estrada de montanha com uma queda moderadamente acentuada em uma ravina encharcada.
Foi erro do usuário? Absolutamente. Poderia ter lidado melhor? Certamente. Poderia ter sido evitado completamente? Também sim. Deus estava me vigiando, cheguei em casa seguro ontem, mas o próximo cara pode não ter a mesma sorte. Ganhei uma segunda chance, mas basta uma falha para ser a última falha.
O que eu sei, no entanto, é que não serei o próximo cara, Pokey vai ganhar um interruptor de segurança de descanso lateral esta noite. Bem como um monte de outras coisas boas (novas carenagens, T-bob, retrabalho do assento 2.0, etc.) já faz muito tempo para o velho garoto.
Andem em segurança, pessoal, que Deus esteja com vocês.
Todos os meus 4 KLRs (85, 88, 13 e 14) tiveram o interruptor do descanso lateral desativado. Sem grandes problemas. Mas aqui está o ponto, um interruptor de descanso lateral é como a maioria dos outros dispositivos de segurança neste mundo, em condições normais de operação eles são inúteis. É apenas, e somente quando uma condição especial ocorre que eles se tornam úteis, e muitas vezes salvadores de vidas.
Domingo, 14 de setembro, essa condição especial ocorreu. Eu tinha planejado subir pelas Montanhas Rochosas até Glen Heaven e ver para onde iria a partir daí. Sendo paranoico, como sempre, parei para verificar o óleo do Pokey (KLR 2014.5) antes de subir, e como sempre estava cheio. Com isso resolvido, vi uma brecha no trânsito e entrei em uma curva à direita acelerando para acompanhar o tráfego, e então imediatamente após uma curva à esquerda, ao entrar na curva à esquerda, Pokey veio para cima um pouco além da vertical e foi uma parada firme e dura, com um barulho alto de raspagem, percebi imediatamente meu erro e tentei corrigi-lo, mas o ângulo do descanso lateral exige que a moto volte ao centro antes que possa ser recolhida. Neste ponto, estou andando a uns 50 mph. Endireitei o Pokey, travei o descanso lateral e então o puxei agressivamente para uma inclinação à esquerda enquanto os pneus estavam a no máximo 6 polegadas de sair do asfalto, eles estavam do lado de fora da linha de pintura no acostamento próximo de uma estrada de montanha com uma queda moderadamente acentuada em uma ravina encharcada.
Foi erro do usuário? Absolutamente. Poderia ter lidado melhor? Certamente. Poderia ter sido evitado completamente? Também sim. Deus estava me vigiando, cheguei em casa seguro ontem, mas o próximo cara pode não ter a mesma sorte. Ganhei uma segunda chance, mas basta uma falha para ser a última falha.
O que eu sei, no entanto, é que não serei o próximo cara, Pokey vai ganhar um interruptor de segurança de descanso lateral esta noite. Bem como um monte de outras coisas boas (novas carenagens, T-bob, retrabalho do assento 2.0, etc.) já faz muito tempo para o velho garoto.
Andem em segurança, pessoal, que Deus esteja com vocês.