Kawasaki KLR Forum banner

Teste Husqvarna Norden 901 Expedition 2023 - Primeiro Passeio

3.6K views 6 replies 7 participants last post by  pdwestman  
#1 ·
Durante quilómetros, andámos numa densa nuvem de poeira avermelhada sul-africana. Essas estradas empoeiradas ligavam trilhos rochosos e trechos de pavimento escolhidos, como a famosa passagem de Franschhoek que, num sábado, lembrava a própria Autoestrada Angeles Crest da Califórnia. Observámos grupos ecléticos de roadsters sem capota intercalados com uma série igualmente variada de veículos de duas rodas a rasar de ápice a ápice enquanto fazíamos passagens fotográficas. A Husqvarna convidou a imprensa mundial para experimentar a nova Norden 901 Expedition entre terrenos épicos na ponta mais a sul do continente africano.

2023 Husqvarna Norden 901 Expedition

A Norden 901 da Husqvarna é agora mais capaz de viagens de longa distância e terrenos desafiantes fora de estrada, graças ao acabamento Expedition.

Pontuação do Editor: 92%
Motor19/20Suspensão14.5/15Transmissão8.5/10
Travões9/10Instrumentos4.5/5Ergonomia9/10
Aparência9/10Desejabilidade9.5/10Valor9/10

+ Pontos positivos
  • A suspensão melhorada torna a Norden mais capaz numa variedade maior de terrenos
  • Placa de proteção resistente de fábrica
  • Um excelente valor para quem procura mais desempenho fora de estrada
– Pontos negativos
  • Problemas eletrónicos em motos de pré-produção
  • As malas macias estavam a desfazer-se após alguns dias de utilização
  • O para-brisas pode ser um pouco alto demais para pilotos mais baixos e para quem planeia levar a moto fora de estrada

A Motorcycle.com gostaria de agradecer à Motorcycle Mechanics Institute | MMI por patrocinar este vídeo.
A Norden 901 Expedition é pouco mais do que o modelo base com peças aparafusadas do catálogo de acessórios. A questão é que esse “pouco mais” faz uma grande diferença. Desde a sua criação, sou fã da Norden, em teoria, de qualquer forma. É certo que não passei muito tempo na moto antes desta viagem. Dito isto, a Norden é fortemente baseada na plataforma KTM 890 Adventure existente, com a qual passei muito tempo e para a qual me sinto atraído como fã do extremo fora de estrada do espectro ADV. Ao ler a “carta” irónica de Scott Rousseau (antigo EiC da Dirtbikes.com) para mim/revisão da Norden 901, as suas palavras “carácter cavalheiresco” chocaram-me. Um cavalheiro, eu não sou. Os limites da suspensão WP Apex fora de estrada espalharam-se e o meu interesse foi fingido. Uma fantástica moto de estrada com uma base comprovada e o seu próprio estilo único, sem dúvida, mas uma base 890 Adventure remodelada simplesmente não me convenceu.

2023 husqvarna norden 901 expedition review first ride

O modelo Expedition reacendeu a minha energia. A Norden 901 Expedition vem de série com peças e acessórios úteis, como um descanso central, um para-brisas mais alto, malas macias com o respetivo suporte, conectividade Bluetooth e punhos e assento do condutor aquecidos. Todas estas coisas são boas de ter, mas onde o meu interesse despertou foi a inclusão do modo de condução Explorer ultra-personalizável (Rally na linguagem da KTM), uma placa de proteção de alumínio substancial com 4 mm de espessura e, acima de tudo, a suspensão WP XPLOR. Considerando que o modelo Expedition só tem um preço superior de $1.300 em relação ao modelo base – e que os acessórios, sem incluir a suspensão, são vendidos por muito mais do que esse valor – a nova variante Norden deve ser uma excelente escolha para quem procura obter mais desempenho fora de estrada das suas motos de aventura suecas-tornadas-austríacas.

A preparar-se para uma Expedição

A Husqvarna voltou a apresentar a dupla aventureira Mike Horn e Cyril Despres para discutir a sua viagem mais recente pela Mongólia para promover a nova Norden 901 Expedition. Inspiradores por si só, os prémios do aventureiro profissional Mike Horn incluem coisas como atravessar ambos os polos, usar um hydrospeed para viajar 7.000 km ao longo do rio Amazonas e muitas viagens de barco pelo mundo. O Mike é uma inspiração e tem uma visão da vida e da aventura que o levou a trabalhos de coaching motivacional. Claro que Cyril Despres pode ser mais familiar para um público de desportos motorizados como um pentacampeão do Dakar com experiência em enduro que agora disputou a famosa corrida 24 vezes em duas e quatro rodas.

É difícil não ficar entusiasmado ao ouvir estes dois amigos improváveis a conversar. Quando conheci o Horn, ele quase esmagou a minha mão de editor com a sua força de aperto e vi-o fazer o mesmo aos meus compatriotas enquanto fazia as rondas a apresentar-se. Ao ver o Horn a saltar sobre motociclos durante a apresentação e a ouvi-lo contar histórias da sua expedição, ao mesmo tempo que lançava provocações ao Cyril por usar fraldas (enquanto ele corria, claro), o Mike exala uma imaturidade juvenil que ilumina a sala e faz com que se fique entusiasmado por estar nela com ele.

De volta à pista… ou trilho

O Cyril e o Mike estariam com os nossos pilotos de perseguição durante os nossos dois dias de condução, mas depois de alguma diversão durante a apresentação técnica, era hora da Norden 901 Expedition brilhar. Durante a manhã da nossa partida, fomos avisados de que provavelmente estaria bastante quente durante partes do nosso passeio, uma vez que o verão tinha acabado de terminar no hemisfério sul. Só precisávamos de fazer as malas para uma noite de glamping, por isso a bagagem macia Givi de 18L (cada) com fecho enrolável presa à minha máquina estava quase cheia de equipamento GoPro e, mais tarde, camadas extras que eu tinha tirado à medida que as temperaturas subiam.

Não só o depósito de cinco galões mantém o CoG da moto baixo, resultando num excelente manuseamento fora de estrada, como também impede que os seus pés se molhem ao andar num lago.

Não só o depósito de cinco galões mantém o CoG da moto baixo, resultando num excelente manuseamento fora de estrada, como também impede que os seus pés se molhem ao andar num lago.

A altura do assento ajustável em duas posições na Norden Expedition pode ser definida em 34,4 ou 35,2 polegadas, um esforço para alguns, mas com apenas 5 pés e 8 polegadas de altura com uma costura de 30 polegadas, a maioria destas motos são um esforço para mim – eu só estou habituado a lidar com isso. O assento é bastante largo em direção à parte traseira, o que o torna confortável durante períodos mais longos, mas também a curva da frente para a traseira permite que se segure firmemente na moto com as pernas enquanto está de pé.

O para-brisas é quase três polegadas mais alto do que o do modelo base e acabou por ser mais um detrimento ao andar fora de estrada do que útil, na minha experiência. Dito isto, não tive qualquer vibração, mesmo ao usar um capacete fora de estrada. A certa altura, quando escorreguei para um sulco central de chuva e levantei a moto na outra extremidade, não tive em conta a altura do para-brisas e bati com força na queixeira do meu capacete. Além disso, assim que o para-brisas ficou sujo, foi difícil para um rapaz pequeno como eu ver à frente da moto.

As válvulas da Husqvarna Norden 901 Expedition devem ser especificadas a cada 15.000 km (9.320 milhas).

As válvulas da Husqvarna Norden 901 Expedition devem ser especificadas a cada 15.000 km (9.320 milhas).

A forquilha XPLOR de 48 mm oferece 9,4 polegadas de curso e é ajustável para compressão, ressalto e pré-carga, enquanto as unidades Apex de 43 mm do modelo base ofereciam apenas compressão e ressalto com 8,7 polegadas de curso. Na parte traseira, o monoamortecedor XPLOR PDS também oferece 9,4 polegadas de curso com ajustabilidade para compressão de alta e baixa velocidade, ressalto e pré-carga. O amortecedor Apex do modelo base fornece 8,5 polegadas de curso com ajuste de ressalto e pré-carga disponível. A Husqvarna e a WP disseram-nos que, embora a suspensão seja semelhante à do modelo R laranja, a Norden recebe uma válvula específica para a moto, embora uma melhor resistência ao fundo hidrostático tenha sido trabalhada em toda a placa WP para 2023.

A Norden 901 Expedition pode agora lidar com mais abusos graças à sua suspensão WP XPLOR e à placa de proteção robusta. Dito isto, não impediu que um dos membros do nosso grupo dobrasse o seu descanso lateral após um forte impacto.

A Norden 901 Expedition pode agora lidar com mais abusos graças à sua suspensão WP XPLOR e à placa de proteção robusta. Dito isto, não impediu que um dos membros do nosso grupo dobrasse o seu descanso lateral após um forte impacto.

Apesar do estabilizador de direção montado na estrutura, eu e mais alguns pilotos queixámo-nos de trepidação da cabeça em velocidade na Expedition. Optei por adicionar um pouco de pré-carga ao amortecedor para ajudar a colocar mais peso no pneu dianteiro e também diminuí o ressalto alguns cliques. Embora este tenha sido um passo na direção certa, teria sido bom passar mais algum tempo a trabalhar nas grandes quantidades de ajuste que a suspensão oferecia. Nas secções de estrada mais sinuosas, um dos tipos maiores do nosso passeio acabou por arrastar o seu descanso central à medida que o ritmo aumentava (a sua suspensão estava definida nas definições “padrão”).

O motor LC8c é tão divertido na estrada como fora dela. O mesmo pode ser dito para o pneu Pirelli Scorpion Rally STR sem câmara de ar, que oferece um excelente equilíbrio de desempenho em ambos os cenários.

O motor LC8c é tão divertido na estrada como fora dela. O mesmo pode ser dito para o pneu Pirelli Scorpion Rally STR sem câmara de ar, que oferece um excelente equilíbrio de desempenho em ambos os cenários.

Num excelente trecho de asfalto, a passagem de Franschhoek, a Norden brilhou como a excelente moto de estrada que é capaz de ser. Com uma ergonomia perfeitamente neutra e um chassis estável, o motor Twin de 889 cc e a eletrónica ajustável tornaram a Norden numa moto fantástica para saltar entre a terra e o pavimento. Foi mais uma lembrança de que o motor LC8c é tão adepto de matar ápices à la Duke, como de rasgar fora de estrada. A Husqvarna diz que a Expedition deve ser mais uma moto 50/50 em comparação com o modelo base mais focado na estrada.

A pré-carga da forquilha é ajustável na parte superior de cada perna, enquanto o amortecimento de função separada vê a compressão à esquerda e o ressalto à direita. A pré-carga do amortecedor requer uma chave sextavada de 5 mm.

A pré-carga da forquilha é ajustável na parte superior de cada perna, enquanto o amortecimento de função separada vê a compressão à esquerda e o ressalto à direita. A pré-carga do amortecedor requer uma chave sextavada de 5 mm.

Os travões J.Juan proporcionam uma boa mordida e muita potência, mesmo que possam parecer um tanto vagos. Na estrada, a forquilha tende a mergulhar em travagens fortes, mas para uma moto a desempenhar uma dupla função, pareceu um compromisso razoável. Falando em travões, os modos ABS de canal duplo (Estrada e Fora de estrada) estão agora ligados aos modos de condução (isto será padrão em todos os modelos Husqvarna e KTM no futuro). Os modos Estrada e Chuva usam a função ABS de Estrada, enquanto Fora de estrada usa, adivinhou, ABS Fora de estrada, que controla a intervenção na frente e desativa a função de curva, bem como desativa completamente o ABS na roda traseira. O modo de condução Explorer é o único modo que permite ao condutor escolher entre ABS Estrada e Fora de estrada, embora por defeito seja Estrada.

A suspensão e o modo de condução Explorer – que permite adaptar o controlo de tração em tempo real entre nove níveis, oferece três opções de resposta do acelerador e ABS ajustável – foram, como esperado, as características da Expedition que achei mais úteis. A única coisa que realmente sentiria a necessidade de mudar seria o para-brisas, por isso (espero) seria menos provável que me batesse na cara fora de estrada.

Todas as motos do nosso grupo tinham uma costura na bagagem macia a falhar exatamente no mesmo local.

Infelizmente, a bagagem macia de todas as motos do nosso grupo tinha começado a rasgar na costura superior. Claramente, este não foi um problema isolado. As fivelas de metal eram bastante escorregadias na sua ação inicialmente, mas talvez demasiado intrincadas, pois tornaram-se mais difíceis de usar assim que foram inundadas com poeira. Disseram-me que estas eram de pré-produção, mas parecem-se muito com a bagagem Husqvarna que estava anteriormente disponível para a Norden e encontrei análises que descreviam os mesmos problemas. Também tivemos alguns erros eletrónicos com os modos de condução a mudar depois de a moto ser desligada. Os representantes da Husqvarna disseram-nos que tudo deveria permanecer nas definições selecionadas (TC e ABS incluídos) quando a moto é desligada ou desligada com o interruptor de corte e que as nossas máquinas de pré-produção eram, apenas isso, pré-produção. “Vamos resolver os problemas”, prometeram os representantes.

Durante o meu tempo na #16 Husqvarna Norden 901 Expedition, fiquei muito satisfeito com a transmissão e com o quickshifter para cima/para baixo. Tive poucos ou nenhuns problemas, exceto quando fui superficial com a alavanca. As coisas funcionaram principalmente como deveriam, mas ainda não tão bem como as melhores transmissões de moto hoje em dia. Mais preocupante foi outro piloto a ecoar os mesmos problemas de transmissão que eu experimentei durante o último teste KTM 890 Adventure que viu a moto a ser intermitentemente difícil de engrenar e a cair da segunda quando mudava. Como todos sabemos que a Pierer está a obter peças da mesma fonte, não foi terrivelmente surpreendente ouvir os mesmos problemas que eu tinha tido anteriormente, pois os problemas parecem ser um pouco esporádicos. A KTM mencionou que era provavelmente a calibração do quickshifter, mas não posso ter a certeza.

Mesmo com algumas falhas, a Norden 901 Expedition é a Norden que eu sempre quis – e aparentemente eu não fui o único. Eu e os meus amigos e amigas com ideias semelhantes estamos interessados em motos de aventura pela sua proeza fora de estrada, por isso reforçar isso torna este modelo mais atrativo. A tendência no motociclismo de aventura dos fabricantes adicionarem acessórios de turismo, mas também atualizações fora de estrada.

Especificações

MSRP$15,799
Tipo de motor2 cilindros, 4 tempos, Twin paralelo, arrefecido a líquido com permutador de calor água/óleo
Cilindrada889 cc
Diâmetro x Curso90,7 mm x 68,8 mm
Taxa de compressão13,5:1
EMSBosch EMS com RBW
Potência103 hp a 8.000 rpm (declarados)[/TD>
Binário73,8 lb-ft. a 6.500 rpm (declarados)[/TD>
ArranqueArranque elétrico[/TD>
LubrificaçãoLubrificação forçada a óleo com 2 bombas de óleo[/TD>
EmbraiagemEmbraiagem anti-salto PASC, acionada mecanicamente[/TD>
Transmissão6 velocidades[/TD>
Transmissão final16:45[/TD>
Corrente520 X-Ring[/TD>
QuadroQuadro de aço cromo-molibdénio usando o motor como elemento de tensão, revestido a pó[/TD>
Suspensão dianteiraForquilha invertida totalmente ajustável WP XPLOR-USD de 48 mm, 9,4 polegadas de curso[/TD>
Suspensão traseiraMonoamortecedor totalmente ajustável WP XPLOR PDS, 9,4 polegadas de curso[/TD>
Rodas Dianteira/TraseiraRodas raiadas de alumínio sem câmara de ar 2,50 x 21”; 4,50 x 18”[/TD>
Distância ao solo10,6 polegadas[/TD>
Travão dianteiro2x pinça de 4 pistões montada radialmente, discos de 320 mm[/TD>
Travão traseiroPinça flutuante de 2 pistões, disco de 260 mm[/TD>
ABSBosch 9.1 MP (incl. ABS em curva e modo fora de estrada, desativável)[/TD>
Inclinação25,8°[/TD>
Trilho4,2 polegadas (106,9 mm)[/TD>
Offset da abraçadeira tripla30 mm[/TD>
Distância entre eixos60,2 polegadas ± 0,6 pol (1529 mm ± 15 mm)[/TD>
Altura do assento34,4 / 35,2 polegadas (875 / 895 mm)[/TD>
Peso472,9 libras (sem combustível, declarado)[/TD>
Capacidade de combustível5,0 galões[/TD>
Economia de combustível52 mpg (declarados)[/TD>
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]

#4 ·
Por um minuto, pensei que tinha clicado em Adv.rider ,com por engano. Eu não ando com veículos de apoio. O revendedor Husky mais próximo, como o Starbucks, fica a 150 milhas de distância. É legal ler sobre todas as motos tecnológicas chegando ao mercado. Mas na rara chance de meu KLR ter um soluço em algum lugar entre Ekalaka e Otter MT, e eu estiver sentado no chão na sujeira e coçando a cabeça sobre a causa, não há outra moto em que eu preferiria estar do que na minha confiável KLR! Porque até agora, sempre consegui trazê-la de volta à vida e me levar de volta para onde eu preciso estar. As duas linhas na ficha técnica que eu nunca vejo são Confiabilidade e Simplicidade (facilidade de solução de problemas e/ou reparo).

#6 ·
Por um minuto, pensei que tinha clicado em Adv.rider ,com por engano. Eu não ando com veículos de perseguição. O concessionário Husky mais próximo, como o Starbucks, fica a 150 milhas de distância. É legal ler sobre todas as motos tecnológicas que estão chegando ao mercado. Mas na rara chance de meu KLR ter um soluço em algum lugar entre Ekalaka e Otter MT, e eu estiver sentado na minha bunda na sujeira e coçando a cabeça sobre a causa, não há outra moto que eu preferisse estar do que na minha confiável KLR! Porque até agora, sempre consegui trazê-la de volta à vida e me levar de volta para onde eu preciso estar. As duas linhas na ficha de especificações que eu nunca vejo são Confiabilidade e Simplicidade (facilidade de solução de problemas e/ou reparo).
Canal do YouTube “On Her Bike” episódio 80. Eu adoro quando ela pergunta ao motociclista da BMW se ele teve algum problema e, às 8h33, pergunta ao cara que está pilotando a KLR se ele teve algum problema. Uma pedaleira que está caindo. Totalmente culpa dele😂. Para ter uma ideia melhor de como as motos computadorizadas são um saco, assista-a andar pela África desde o início. Só estou dizendo.

#5 ·
Isso também tem a maior placa de proteção do mundo
Eu acho que há um tanque de gasolina enorme por baixo. Minha KTM 790 tinha isso sem a placa de proteção, e eu me perguntava o que poderia dar errado se eu fizesse um longo deslize em uma rodovia sem nada entre o tanque de plástico e o pavimento, exceto um escudo de plástico fino. Com base no preço, juntamente com minha aversão a recursos modernos, concordo que a KLR é a melhor escolha.